top of page

Setores do Laboratório Multiusuário em Meios Porosos (LAMMEP)

Laboratório de Física do Solo

Física do Solo (LFS)

O Laboratório/Setor de Física do Solo permite a realização de diversos ensaios, tais como; granulometria, curvas de retenção, densidades, umidades e condutividade hidráulica saturada do solo. Os principais equipamentos são: TDR, Permeâmetros à Disco, Centrais de Aquisição de Dados, Balanço de Energia, GPR e Câmara de Richards.

​

Coordenação: Dr. Severino Martins dos Santos Neto.

Transporte de Soluto (LTS)

O Laboratório/Setor de Transporte de Solutos (LTS) permite a realização de ensaios em batelada e de deslocamento de líquidos miscíveis em colunas de solos e análises cromatográficas de compostos químicos como fármacos, hidrocarbonetos, açúcares, ácidos orgânicos e álcoois. Os equipamentos são: Colunas Cromatográficas, Mesas Agitadoras, Centrífuga, Destiladores, Purificador de Água, Coletores de Frações, Freezers, Bombas Peristálticas, Leitor de Íons, Cuba de Ultrassom, Balanças e Cromatografia Líquida (HPLC) com detectores PDA, Infravermelho e Fluorescência e Injetor automático de amostras.

​

Coordenação: Dr. Manuella Virginia Salgueiro Gondim.

Laboratório de Transporte de Solutos (LTS)
Laboratório de Petrofísica (LPF)

Petrofísica (LPF)

O Laboratório/Setor de Petrofísica (LPF) permite a realização de ensaios de porosidade e permeabilidade em meios porosos consolidados, em particular em rochas, incluindo rochas reservatório de água, óleo e gás. Os principais equipamentos são um Porosímetro a Hélio e um Permeâmetro a Gás em Regime Permanente. O permeâmetro pode operar com hélio, nitrogênio ou ar, e utiliza ar comprimido para o confinamento da amostra. O range de operação do permeâmetro é de 0,01 a 400 mD.

 

Coordenação: Dr. José Antônio Barbosa.

Caracterização de Bioprodutos (LCBio)

O Laboratório/Setor de Caracterização de Bioprodutos (LCBio) possui os equipamentos básicos para caracterização físico-química de substratos orgânicos e para experimentos de potencial bioquímico de metano (BMPs) e reatores semicontínuo para ensaios de biodigestão em escala de 200 L. A saber: reatores BMPs em borossilicato, espectrofotômetro, autoclave, fotômetro de chamas, espectrômetro de absorção atômica, incubadora de shaker, contadores de microrganismo, analisadores automáticos de nutrientes (N e C), microdestilador Kjeldhal, além de diversos outros equipamentos menores de apoio às atividades.

 

Coordenação: Dr. Emmanuel Damilano Dutra.

Laboratório de Caracterização de Bioprodutos (LCBio)
LTSA.png
LTSA.png

Tecnologias para o Semiárido (LTSA)

O Laboratório/Setor de Tecnologias para o Semiárido (LTSA) possui metodologias de rotina para realização de atividades de análises físico-químicas, microbiológicas, microscópicas e de contaminantes químicos. O LTSA compreende metade do espaço térreo da Edificação das Pós-Graduações do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE e possui em seu espaço físico interno unidades funcionais destinadas às seguintes análises: físico-química para resíduos sólidos e solo; físico-química para efluentes e água; microbiologia; solos não saturados; e métodos computacionais.

bottom of page